E aí, galera! Vamos falar de notícia boa? O mercado imobiliário brasileiro tá bombando em 2024 com um crescimento de 11,8% nas vendas de imóveis novos! Não é só um aumento, é o maior boom desde 2014, segundo a Abrainc. Já pensou? As vendas somaram 186.540 unidades e um total de R$ 60,3 bilhões. É grana, hein?
E não é só conversa mole, não. Renan Persio dos Santos, da Construlike e Construtora Prohidro, explicou que a estabilização nos preços dos materiais de construção e a competitividade nos preços tornaram tudo isso possível. E, claro, programas como o Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) deram aquele empurrãozão.
Se liga nos números: o MCMV superou expectativas com um crescimento de 25,2% nos lançamentos, e 13,1% nas vendas. No outro lado, o MAP teve um aumento de 23,8% nas vendas, somando R$ 26,6 bilhões. E tem mais! O FGTS ajudou a galera a financiar seus imóveis com condições mais acessíveis. Bom, né?
Outro detalhe bacana é que a oferta de imóveis no mercado caiu para níveis saudáveis. No MAP, o estoque despencou de 18,4 meses para 13 meses. Já com o MCMV, a oferta caiu para 9,8 meses. Isso significa que o mercado tá aquecido, com imóveis saindo que nem pão quente de padaria.
Ah, e não podemos esquecer da participação das redes sociais e ferramentas digitais, que ajudaram muito na divulgação e venda desses imóveis. Coisas como tours virtuais e financiamento online deixaram tudo mais fácil e acessível.
Apesar das preocupações sobre possíveis reduções de recursos em 2025, as notícias sobre a possível aprovação da faixa 4 do MCMV trazem esperanças de continuidade desse crescimento.
Se interessou? Quer saber mais? Dá um pulo em construlike.com.br e se mantenha atualizado sobre o que tá rolando no mercado imobiliário. E aí, já pensou em investir num imóvel? Compartilha aí sua opinião!