Se você já rolou pela internet, provavelmente já se pegou hipnotizado por algum vídeo curtinho no TikTok, certo? Pois é, o aplicativo de vídeo favorito da garotada (e de muitos adultos também) estava prestes a encarar uma baita corda bamba nos Estados Unidos, graças a uma lei que mandava ele se separar da ByteDance, uma empresa chinesa. E não é que nosso amigo Amazon resolveu entrar na jogada e fazer uma proposta de última hora para comprar o TikTok em terras americanas?
Essa história, meus amigos, vai além de vídeos engraçados de gatos e danças virais. A parada aqui é segurança nacional. O governo dos EUA tá com um pé atrás, achando que o TikTok pode ser controlado pelos chineses, colocando assim a segurança do país em risco. O presidente Donald Trump, com seu espírito negociador, não é do tipo que deixa um bom acordo passar batido. Ele estava buscando um comprador americano para o TikTok, de olho em manter o app vivo nos EUA e ainda pensando em usar isso como uma carta na manga para aliviar tarifas com a China.
As opções na mesa eram muitas e variadas. Desde aquela ideia de criar uma nova empresa global só para cuidar do TikTok até trazer grandes investidores americanos para a jogada, como a Oracle, que já tem seus servidores hospedando boa parte dos dados do TikTok por lá. Até a gigante Amazon, famosa por te entregar do fio dental até a nova TV do momento, decidiu que seria uma boa tentar comprar o TikTok.
Mas a cereja do bolo dessa novela toda é o tal do algoritmo. Sabe aquela mágica que mantém você grudado assistindo um vídeo atrás do outro? Pois é, a coisa é preciosa e não se sabia muito bem o que fazer com ele. Ideias andaram circulando que o TikTok poderia até licenciá-lo da ByteDance, mas isso poderia esbarrar nas preocupações com a segurança.
Então, meu camarada, a situação é tensa. O TikTok tem que achar uma solução rapidinho, senão sobra menos tempo para os “good vibes” do aplicativo nos EUA. E pra quem é fã, o jeito é se manter ligado e acompanhar os próximos capítulos dessa saga. Enquanto isso, você também pode compartilhar essa história com a galera e ficar de olho para não perder nenhuma novidade. O mundo dos negócios não para e, quem sabe, uma mega novidade ainda pode surgir dessa trama! 🔥