Encontre o que você precisa agora, no seu bairro.

Xodó de Vítor Pereira, Matheus Gonçalves fura fila no Flamengo e chama atenção por personalidade

O jogador de apenas 17 anos vem conquistando espaço no profissional, com treinos que encantam Vítor Pereira e se transformam em minutos em campo

Divulga pra geral:

A personalidade forte faz Matheus Gonçalves ficar em evidência a cada toque na bola em um jogo profissional do Flamengo. O holofote vem desde a base, onde foi o grande destaque em 2021 nas conquistas da categoria sub-17.

Matheus Gonçalves comemora gol em Botafogo x Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Matheus Gonçalves comemora gol em Botafogo x Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

A tríplice coroa (Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa) foi conquistada quando Matheus era um dos caçulas do elenco e ainda tinha 16 anos de idade. O jovem foi um dos pilares dessas conquistas e, não à toa, na época, o Flamengo correu para assinar o primeiro contrato profissional.

A multa é estipulada em 100 milhões de euros para o mercado internacional. O vínculo atual é até 2025.

Na final da Copa do Brasil, Matheus fez um gol e deu uma assistência na vitória por 3 a 0 contra o São Paulo.

A temporada de 2022 só não foi melhor por conta de uma fratura na coluna que o afastou dos gramados por algum tempo. Assim, foram apenas 19 jogos pela base no ano. O ano, no entanto, também trará boas lembranças a Matheus Gonçalves. Foi o ano da estreia no profissional, com Dorival Júnior, na vitória em cima do América-MG, em outubro. O jovem atuou também contra o Corinthians e Coritiba. Ao todo, menos de 20 minutos em campo.

A chegada de Vítor Pereira, em 2023, fez Matheus Gonçalves caminhar alguns degraus. Em um primeiro momento, o garoto chamou atenção nos treinamentos integrados entre profissional e a base. A presença foi se carimbando no dia a dia e o jogador foi figurando entre os relacionados.

A estreia sob o comando do português aconteceu no segundo tempo da partida contra o Resende, pelo Carioca. Matheus entrou, mudou o ritmo da partida, abriu o placar e viu o Flamengo vencer por 2 a 0.

O encantamento de VP tem sido comprovado em campo, e Matheus atuou em todos os jogos seguintes: Independiente del Valle (em Quito), Botafogo, e Independiente del Valle (no Rio). Aos 17 anos, o jovem foi titular no clássico carioca e marcou o segundo gol no profissional.

O jeito resenha e brincalhão nos bastidores faz Gonçalves ser sempre enturmado com os mais velhos, já que é sempre o caçula das categorias por onde passa. Concentração e seriedade em dia de jogo são as principais características do jovem de 17 anos que vem demonstrando personalidade no profissional.

A atuação contra o Del Valle no Maracanã fez o garoto ser aplaudido ainda com a bola rolando em um lance que invadiu a área, fez fila, mas deixou a bola escapar no último toque. Matheus acertou 100% dos dribles (6/6), ganhou 8 de 10 duelos, deu quatro chutes e um passe decisivo.

Botafogo x Flamengo: Matheus Gonçalves — Foto: Marcelo Cortes/CRF

Botafogo x Flamengo: Matheus Gonçalves — Foto: Marcelo Cortes/CRF

A idade, claro, é um componente que faz qualquer avaliação sobre Matheus seja feita com carinho. A ideia é que a transição seja feita de maneira calma, sem pular etapas para que o crescimento seja gradual.

Por enquanto, Matheus Gonçalves está à disposição do profissional e não viajou com o sub-20 para a estreia do Flamengo no Brasileirão. Isto, porém, não impede que o jogador atue nas outras rodadas da competição.

Canhoto, com talento, bons dribles e uma personalidade invejável, Matheus Gonçalves trabalha para se tornar realidade em um Flamengo recheado de nomes carimbados.

Destaque mundial: Next Generation de 2022

Em setembro de 2022, Matheus Gonçalves apareceu na lista do “The Guardian”, do tradicional jornal inglês, que coloca em evidência as 60 jovens promessas do futebol nascidas em 2005.

O jovem jogador do Flamengo apareceu ao lado de outros dois brasileiros: o atacante Vitor Roque (Athletico-PR) e o atacante Deivid Washington (Santos).

Seja o primeiro a saber

Cadastre-se e receba em primeira mão as informações do seu clube de coração

Outras notícias sobre Flamengo